Ir para o conteúdo
acessibilidade


access
Página de Acessibilidade
Rotas Turísticas
Quarta, 01/11/2023

Rota das 10 Cachoeiras

rota das 10 cachoeiras foi concebida pelo instituto estadual de florestas, através do parque estadual serra do intendente, e pela prefeitura municipal de conceição do mato dentro que por sua vez, atraiu novas parcerias para o projeto e apoiou as comunidades inseridas ao longo do caminho. Entre as premissas do projeto citamos:

- incentivar o desenvolvimento do turismo de base comunitária nas comunidades do entorno para que ele seja uma das principais fontes de renda da população e se configure como uma alternativa de diversificação econômica para o município.

- melhorar a gestão da visitação das cachoeiras da rota, principalmente as inseridas no interior das unidades de conservação.

- fortalecer a integração social entre as unidades de conservação existentes ao longo do percursos (parque estadual serra do intendente e parque natural municipal do tabuleiro) e a comunidade do entorno.

- Consolidar a rota na rede brasileira de caminhadas de longo curso, se tornando opção para os praticantes deste tipo de modalidade de lazer.

O percurso é constituído por trechos de estradas e trilhas que atravessam a comunidade quilombola três barras/cubas, passam nas comunidades do tabuleiro, parauninha, candeias, que também é uma comunidade quilombola e baú. Estes trechos margeiam o parque estadual serra do intendente e o parque natural municipal do tabuleiro, totalizando 43,5 km na trilha principal. Porém se o caminhante visitar todos as cachoeiras do trajeto que possuem trilhas exclusivas de percurso ida e volta, no final do trajeto ele irá percorrer a distância total de 91 km. Pretende-se que a rota incentive positivamente a prática do ecoturismo nas localidades, gerando renda e desenvolvimento para as comunidades além de atrair turistas que permaneçam na região por mais tempo. O caminho pode ser percorrido a pé, de bicicleta ou a cavalo. Ao longo do caminho o visitante poderá conhecer até 10 cachoeiras. No sentido sul norte as cachoeiras são: três barras, peixe cru, quedas do ribeirão do campo, tabuleiro, congonhas, altar, rabo de cavalo, bocaina, gurita e prainha. O trajeto evidencia o grande potencial turístico da região, com unidades de conservação, presença de comunidades tradicionais, além das paisagens cênicas constituídas de uma rica biodiversidade.

Na rota das 10 Cachoeiras a sinalização adota são as botas amarelas com fundo preto (Sentido Três Barras / Prainha) e botas pretas com fundo amarelo (Sentido Prainha / Três Barras). Esta sinalização será aplicada no que chamamos de eixo principal da rota com 43,5 Km. O eixo principal consiste em uma via que permite a conexão de todas as cachoeiras e através dele o usuário vai poder selecionar quais cachoeiras pretende visitar, planejando melhor sua viagem. É importante lembrar que o caminho foi trabalhado para ser percorrido a pé, cavalo ou bike, porém, para aqueles que não pretendem fazer todo o percurso da rota ou que preferirem percorrer apenas a trilha de acesso as cachoeiras, é importante lembrar que é possível chegar de veículos motorizados, muito próximo ou no início de todas as trilhas de acesso a atrativos.


As trilhas de acesso as cachoeiras são sinalizadas com botas, mas, porém, com as combinações de botas laranjas com fundo preto no sentido em direção a cachoeira, e botas pretas com fundo laranja, no sentido de retorno do atrativo. No início da trilha de acesso das cachoeiras, as tabuletas indicam a cachoeira a ser visitada e a distância de chegada até o atrativo.

Para facilitar a navegação e a compreensão do sistema de sinalização, painéis informativos estão instalados em pontos estratégicos do caminho, de modo ao visitante saber em qual parte do trajeto ele se encontra e planejar o roteiro que se pretende seguir.

Para acessar o site oficial da Rota das 10 Cachoeiras, clique no link: http://www.redetrilhas.org.br/w3/index.php/as-trilhas/trilha-regional-2/rota-das-10-cachoeiras