Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição
A igreja tem sido objeto de vários trabalhos de reparo e restauração. A sacristia exibe magnífico conjunto de pinturas, constituído pelo painel do forro de autoria desconhecida e por uma série de painéis laterais, cuja autoria até hoje gera polêmicas. Não se sabe ao certo se a obra pertence a Silvestre de Almeida Lopes, um dos mais importantes artistas da região do Serro e Diamantina ou a Manoel da Costa Ataíde, o mestre Ataíde.
As pinturas apresentam decorativa em perspectiva ilusionista, nas laterais retrata estruturas arquitetônicas e ainda cenas com as estações do ano. Estes setores são ricamente decorados, inclusive com motivos fitomórficos. A parte central do forro é decorada numa profusão de elementos fitomórficos, antropomórficos, volutas, conchas, folhas de acanto e rocalhas em forma de medalhão. No centro do medalhão observa-se a estampa do rosto de Cristo em tecido, em referência a cena da sua paixão, considerada pelo historiador Rodrigo Mello Franco de Andrade, como “uma das pinturas mais encantadoras e delicadas do patrimônio de arte religiosa do país”.
Apesar da sua composição em estilo rococó, este forro ainda apresenta características estilísticas do barroco, mas com prevalência do primeiro. A planta é composta de nave, capela-mor e duas sacristias laterais ao longo das paredes da capela-mor. Apresenta torres salientes em relação ao corpo da igreja, e fachada com frontão triangular decorado com telhas de bica, que se repetem na cimalha em arco, e três retábulos em talha dourada de autor desconhecido. Ainda, balaustradas de jacarandá na nave e no coro. Na sacristia encontra-se um primoroso arcaz, também trabalhado em jacarandá.
A Matriz de Nossa Senhora da Conceição é um dos maiores patrimônios arquitetônicos da cidade. Sua construção norteou toda a ocupação em seu entorno e isso fez e faz com que ela seja a referência da comunidade, além de abrigar a padroeira do município. Passou por vários trabalhos de reparo e restauração, e em 1948 foi tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), que também executou obras de restauração e pintura geral da igreja. Atualmente encontra-se em obras, com trabalhos de restauração.